domingo, 13 de abril de 2008

...de vilão... a herói.......

A maioria das casas,na região serrana,tem piscina ;a minha tem
faz de conta, com espriguiçadeiras brancas,e ombrellone para nos
proteger do forte sol da serra.A maioria das casas tem também
lareira,com chaminé aberta para o céu, levando bem longe a fumaça
da lenha queimada.A minha tem lareira,chaminé e morcego.
Chaminés são passagens para fumaça e supostamente papai noel
Os morcegos descobriram esse caminho,para entrar na minha casa.
Algumas vezes, chegava sòzinha do Rio e,lá estava um deles.Desde
criança os temia,pois,faziam vôos rasantes na piscina de nossa casa,
e,ao se distanciarem,levavam junto meus pensamentos fantasiosos.
Ligados a personagens maldosos e cavernas frias,sempre senti um
misto de temor e horror, ao ouvir falar sobre eles.Amaldiçoados
nas estorinhas como sugadores de sangue, ficaram conhecidos como
horripilantes criaturas.....Os que habitam, no forro do telhado de
nossa casa, não nos fazem mal, pois se alimentam de frutas
e sementes.Procurando saber mais sobre eles, fiquei menos
assustada.São grandes ajudantes,na recuperação da vegetação de
áreas degradadas.Ao se alimentarem de frutas, levam no intestino
sementes e,ao expeli-las,quando voam, fazem o plantio natural
Recentemente,encontrei,atrás de uma almofada,um bêbe morcego
amedrontado. Junto com o caseiro,delicadamente,o colocamos na
casa das lenhas, também habitada por aquelas criaturas.
Eles,que fantasiaram meu imaginário, durante tanto tempo, agora,
depois da crença desmistificada,transformaram-se para mim
.....de vilões em heróis,....tornando-me, também,conhecedora
do importante papel que desempenham.... em favor da natureza..