quarta-feira, 3 de setembro de 2008

..."mau"ao próximo...

A trepadeira já existia,mas sempre a podava,e o sonho de ter um
pergolado coberto por ela, não se realizava.Até que no ano passado,
num impulso voraz de desejo antigo,fui cruzando e amarrando
arames,deixando pronta a estrutura para que a GLICÍNIA enroscasse
seus galhos, desabrochando em lindas flores lilases. Mas a natureza
não foi parceira,e junto com a brotação vieram inesperados insetos.
A abelha- cachorra ou irapuã não tem ferrão, nem produz mel
comestível,temida como praga devastadora,ataca brotações e
frutíferas comprometendo o desenvolvimento das plantações.
Desesperada, presenciando a comilança insana,coloquei mãos à obra
para afujentá-las:pimentas vermelhas,alhos,folhas de louro,ervas,
cascas de frutas cítricas...mas nada as dispersava. Parecia uma
visão... surreal. Numa última tentativa, armei uma engenhoca
artesanal com garrafas pet e um pouco de mel e melado.Mas,
o sucesso não me brindou com sua alegria.À noite vendo tv,alguns
insetos voavam e num olhar investigativo,vi,entrando por uma
fresta embaixo da porta,um exército enlouquecido de bichinhos,
que logo levantavam võo impedindo de identificá-los.Nesse dia
estava sòzinha, e confesso que fiquei em pânico ao lembrar de
filmes de terror,em que personagens são dizimados por semelhantes
criaturinhas enfurecidas.Abri a janela, e os que não escaparam noite
à fora,foram abatidos por um mata-moscas nunca tão enèrgicamente
usado.Lamentando os que morreram,me perdoei em pensamento
...ou êles ou eu... Vedando a fresta,fui dormir amedrontada.
Pela manhã,o caseiro reconheceu-os como perigosos formigões
voadores ,atraídos pelo cheiro de mel e melado das armadilhas-pet.
E A POBRE TREPADEIRA"SEM FLORES E FOLHAS"AGUARDOU,SERENA,
QUE A NATUREZA LHE PROVIDENCIASSE DIAS MELHORES Agora, com o
inverno terminando,novos brotos começam a sair,já ensaiando
algumas belas flores,e queira DEUS...a calmaria que há de vir...
Eu...me encontro no dilema entre.."a vontade" incontida condenável
de desejar o...inseto"mau"ao próximo...torcendo para que as
"cachorras"procurem seu néctar em outra freguesia e..."a certeza"
um tanto penalizada de saber que dessa maneira, outros amantes
da natureza sofrerão e sentirão as mesmas dificuldades que já passei

natureza é assim...
mistura de sensações...
e emoções... sem fim.