quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

....território...de ninguém....

Caminhar na Lagoa, é um dos exercícios, que mais gosto de
fazer.Por todos os lados,parceiros anônimos parecem compartilhar
na busca pela saúde.De um lado,a água plácida,as montanhas e o
verde,me alimentam de tranquilidade, nesse visual espetacular de
obra divina.Do outro,prédios com construções antigas e modernas,
chamam minha atenção,num aplauso silencioso à interferência da
mão do homem.
Andar na Lagoa é um programa completo,onde companheiros
conhecidos ou não,passam, ora lentos,ora ligeiros,dando
a impressão que caminhamos e nos olhamos no mesmo rítmo.
Dá vontade, de dar bom-dia à todos, mas...não faço...
pois ,muitos não gostam,como "Os cassetas",que passam tão
carrancudos ,confirmando a lenda de que os comediantes
são engraçados,até...quando estão sérios..Fui aprendendo
aos poucos,que nem todo desconhecido é amável.Sorte ou
azar,minha mania de acenar a estranhos ou sorrir, pela
assiduidade em vê-los, não me trouxe bons lucros.
Há alguns anos atrás,cumprimentava sempre uma certa pessoa,
até que numa noite me esperou alcoolizado para caminharmos .
Passei um "mau pedaço", até conseguir acelerando, desvencilhar-me
daquele "bêbado equilibrista" ,com um papo troca letras sem fim.
Uma outra,( já faz muito tempo!)passávamos e sorríamos,
diàriamente.Uma noite nos encontramos num coktail e,
não me reconheceu!Pensei com meus amáveis botões...
_que idéia terá de mim?....não gostei!
-alô...para desconhecido!....tô fora...pra sempre!
Quase todos os dias, caminhava no mesmo horário de um senhor
sem nunca tê-lo cumprimentado.Durante um tempo desapareceu .
Recentemente voltou,e quando me vê, passa me chamando
de querida, _vamos conversar,_faz tempo que não nos vemos.
Um horror!!!quando o vejo,apresso o passo e faço cara bem feia.
Caminhar anos no mesmo percurso,tem dessas coisas.....Embora
desconhecidos,somos unidos pela solidão do caminhar.Quando
dou falta de um,imagino se ficou doente,ou se algo mais grave
aconteceu .
Aprecio ,a grandeza da liberdade,"a propriedade sem
títulos", aquele "território de ninguém", cheio de sons ,de vida,
e saúde.Partilhar, fraternalmente, a natureza ,a alegria do dia,
do sol,de estar vivo, admirar o desconhecido,perceber o jeito,
o modo,a pressa ,a lentidão ,com que buscam o direito de se dar
prazer, aumenta os benefícios ," sem dúvidas",que uma bela caminhada traz "ao bem estar "